Biografia
Ashley Michelle Tisdale nasceu no dia 2 de Julho de 1985 em Deal, Nova Jérsei. Filha de Lisa e Mike Tisdale, irmã da Jennifer Tisdale e neta de Arnold Morris. Iniciou a sua carreira em comerciais de televisão, ao ser descoberta aos três anos de idade por seu actual empresário, Bill Perlman, enquanto passeava com sua mãe no shopping. Segundo ele: Tinha lindos cabelos encaracolados, enormes olhos, e quando olhou para mim ela deu o maior dos sorrisos. Começou como atriz na sua comunidade judia (os seus pais são judeus, e ela considera-se judia), em Gypsy.
Ashley ganhou notoriedade actuando na série americana Zack & Cody: Gemeos em Acção, do canal Disney Channel como Maddie Fitzpatrick, ao longo de quatro anos (2005-2008). Porém tornou-se mundialmente famosa pelo seu papel de Sharpay Evans na série de filmes adolescentes High School Musical (2006-2008).
Depois do sucesso do primeiro filme da série, em 2006, Ashley decidiu iniciar a sua carreira musical solo. Ashley recebeu um convite da Hollywood Records mas optou pela Warner Bros Records para ser a sua gravadora, e lançou o seu álbum de estreia Headstrong em 6 de Fevereiro de 2007, o álbum vendeu 1 milhão de cópias no mundo, incluindo 500 mil no Estados Unidos onde foi certificado como disco de ouro pela RIAA. No mesmo ano fez uma participação no filme As Apimentadas: Entrar para Ganhar! onde fez o papel de ela própria. Em 2008 estrelou o filme Imaginem Só. Em 2009, Ashley lançou um segundo álbum, Guilty Pleasure pela Warner Bros Records, que estreou na posição doze do Billboard 200 ao vender 28 mil cópias na primeira semana. No mesmo ano fez uma participação no filme Pequenos Invasores. Ashley também é conhecida por dar voz a personagem Candace Flynn na série animada do Disney Channel, Phineas & Ferb desde 2007. Em 2010  tornou-se protagonista da série Hellcats, exibida pelo C4. É a protagonista do spin-off de High School Musical, As Fabulosas Aventuras da Sharpay, onde continua interpretando Sharpay Evans.
Carreira


1988-2003: Broadway, aparições em séries de televisões e O Show da Amanda
Ashley Tisdale começou a sua carreira de actriz aos três anos, quando estava a passear com a sua mãe num centro comercial. Um caça-talentos chamado Bill Perlman, viu a sua excelente forma de expressar caras e bocas e entregou um cartão de apresentação à sua mãe dizendo-lhe que quando ela quisesse, entrasse em contacto. Depois de pensar, os pais de Ashley falaram com o caça-talentos e assim começou a carreira da pequena.
Em 1993 aos 8 anos, estreou na Broadway e ganhou o papel principal no musical de tour nacional Les Miserables (actuando como Little Cosette), que teve duração de 2 anos. Em 1997 aos 12, Ashley cantou na Casa Branca, para o presidente clinton.
Durante os anos 1990, Tisdale realizou aparições especiais em diversas series de televisão, tais como George Lopez, Smart Guy, 7th Heaven, Grounded for Life, Strong Medicine, Charmed, e Beverly Hills, 90210. Pelo o seu papel em Boston Public, recebeu o seu primeiro prémio na categoria “Melhor performance num drama televisivo”. Tisdale também dublou uma personagem no filme animado A Bug’s Life em 1998. Pouco tempo depois, ela realizou um papel no filme Donnie Darko em 2001. Ashley, logo, conseguiu o papel recorrente de Molly Conner na série televisiva da Nick, O Show da Amanda.
2004-2006: High School Musical e outros papéis


Em 2005, Tisdale conseguiu o papel de Maddie Fitzpatrick na série The Suite Life of Zack & Cody depois ter feito uma audição para os papéis de Maddie e London Tipton. Enquanto gravava a série, Tisdale dublou um personagem no filme animado Whisper of the Heart, uma versão em inglês de uma animação japonesa.
Conquistou o papel de Sharpay Evans no filme High School Musical, um filme do Disney Channel. Originalmente, Tisdale tinha feito uma audição para o papel de Gabriella Montez mas acabou conquistando o papel de Sharpay porque o director reparou que sua voz grave deveria pertencer a um personagem do mal. As suas contribuições para a trilha sonora do filme inclui “What I’ve Been Looking For”, “Bop to the Top” e “We’re All in This Together”. Todas as três entraram no chart Billboard Hot 100 e todas contaram com a participação do elenco do filme. A sua carreira musical desenvolveu-se em 2006. Em Junho, Tisdale assinou um contrato com a gravadora Warner Bros. Records. Antes do lançamento do seu álbum de estreia, Tisdale regravou o hit Natalino “Last Christmas” e lançou-o no natal de 2006 como o primeiro single no seu contrato com a Warner. Com a Disney, ela regravou “A Dream Is A Wish Your Heart Makes” com outros membros do Disney Channel Circle of Stars. Tisdale também regravou a música “Kiss the Girl” que foi ouvida pela primeira vez na Radio Disney em Setembro do mesmo ano e gravou um videoclipe que estreou no Disney Channel depois de um episódio de The Suite Life of Zack and Cody e foi, mais tarde, incluso no DVD The Little Mermaid: Platinum Edition.
No final do mesmo ano, Tisdale embarcou numa turnê mundial com o resto do elenco de High School Musical, cantando músicas da trilha sonora além de três músicas inéditas do seu álbum de estreia que foi lançado no ano seguinte. Um DVD e um álbum ao vivo chamado de High School Musical: The Concert foi lançado em 2007. Tisdale lançou um EP de sete faixas pela Warner Bros. Records em 12 de Dezembro, 2006, antes do lançamento do seu álbum de estreia. O EP chamou-se “He Said She Said” e também incluiu “Headstrong” e seu single de natal “Last Christmas”. Foi lançado para promover o álbum de estreia, que seria lançado nos meses seguintes. O EP foi vendido apenas na High School Musical: The Concert.
2007-2008: Headstrong e outros projetos


O primeiro álbum solo de Tisdale, Headstrong, foi lançado no dia 6 de Fevereiro de 2007 e foi distribuído pela gravadora Warner Bros. Records. O álbum debutou na posição cinco no chart de álbum dos Estados Unidos, Billboard 200, vendendo aproximadamente 64.000 cópias na sua primeira semanas de vendas. Embora “He Said She Said” era para ter sido o primeiro single, ele foi lançado depois, com “Be Good to Me” sendo lançado como o primeiro single. Tisdale relançou “He Said She Said” como o segundo single em 19 de Setembro de 2007 quando o clipe estreou no programa TRL, da MTV no qual conseguiu alcançar a posição #1 no ranking semanal dos clipes.
Alguns singles promocionais foram lançados do álbum. As músicas “Goin’ Crazy” e “Headstrong” foram lançados como singles exclusivos na Radio Disney. “So Much for You” foi lançado nas rádios brasileiras e australianas e “We’ll Be Together” foi lançado como single para promover o DVD High School Musical: The Concert. Em novembro de 2007, Tisdale lançou o seu primeiro DVD, chamado “There’s Something About Ashley” com uma trilogia formada por três videoclipes e um documentário sobre a criação do álbum.
O álbum foi relançado pela primeira vez no Natal de 2007 numa Edição Natalina, que companha um CD normal com uma capa rosa, o DVD “There’s Something About Ashley” em formato digipack e algumas outras mercadorias. O álbum foi relançado novamente numa edição de Luxo limitada, exclusivamente na Alemanha, que acompanha o DVD. Tisdale promoveu o álbum e o DVD numa mini-tour em Outubro de 2007 onde ela cantou três músicas ao vivo em shoppings americanos seleccionados. O álbum foi certificado como disco de ouro nos EUA por ter alcançado as vendas de 500 mil de discos e a Billboard seleccionou o álbum como sendo o sexto melhor álbum do ano. Até junho de 2009, o álbum vendeu aproximadamente 600 mil copias. Além disso, o álbum foi certificado com Disco de Ouro na Argentina, Brasil e Irlanda, e vendeu cerca de 1,7 milhão de cópias no mundo. Enquanto “There’s Something About Ashley” vendeu 126 mil cópias no mundo sendo 36 mil delas nos Estados Unidos.
Tisdale voltou ao seu papel como Sharpay Evans em High School Musical 2 que foi lançado em 17 de Agosto de 2007. Também apareceu na trilha sonora, cantando várias músicas como “Fabulous”, “You Are The Music In Me” e “What Time Is It?”.
Tisdale teve um papel na série animada do Disney Channel chamada Phineas and Ferb, onde dublou Candace Flynn. Tisdale também dublou Camille Leon na série também animada Kim Possible. E por último dublou a personagem Jess Tuttle do jogo The Tuttles: Madcap Misadventures
O site da MTV confirmou numa entrevista que o primeiro filme onde Tisdale é a protagonista é chamado de Picture This onde fez o papel de Mandy Gilbert e que foi lançado em DVD em 2008. Além disso, Tisdale é creditada como uma dos produtores executivos do filme. Tisdale re-gravou a música Shadows of the Night de Pat Benatar do ano 1982 para o filme Pictures This em que faz uma performance da música em versão reduzida. Tisdale também fez uma participação especial nos créditos do filme Bring It On: In It to Win It onde ela performou o seu single “He Said She Said”.
Como parte de seu contrato com a marca Degree, Tisdale regravou versões coveres de sucessos dos anos 1980 e 90, incluindo “I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)”, “Never Gonna Give You Up”, “Time After Time”, “Heaven is a Place on Earth” e “Too Many Walls”. As músicas estão disponíveis para download no site oficial da marca, desbloqueadas apenas com códigos especiais que são encontratos nos diferentes pacotes do desodorante.
Em 2008, interpretou pela terceira vez Sharpay Evans em High School Musical 3: Senior Year. Também apareceu na trilha sonora do filme, cantando músicas como “A Night to Remember”, “I Want It All” e “High School Musical”, que foi lançada como um dos singles oficiais da trilha sonora, com a música sendo lançada no iTunes e o video sendo transmitido no Disney Channel. Tisdale apresentou um prémio no MTV Video Music Awards 2008, junto com o elenco do filme. Em 12 de Dezembro de 2008, Tisdale apresentou o Z-100’s Jingle Ball in the Madison Square Garden, em Nova York e dois dias depois, esteve no Q102’s Jingle Ball 2008 em Susquehanna Bank Center, em Nova Jérsei. Em 31 de Dezembro de 2008, Tisdale  juntou-se a banda “V Factory” e ao segundo colocado do American Idol David Archuleta em NewPhoria, em McKay Events Center para apresentar um evento de fim de ano.
2008-2009: Guilty Pleasure e Pequenos Invasores

Em Novembro de 2008, o The Hollywood Reporter disse Tisdale iria participar num novo filme, de comédia e aventura, chamado Aliens in the Attic juntamente com Robert Hoffman e Carter Jenkins, esperado para ser lançado nos cinemas em Julho de 2009. Após o lançamento, o filme conseguiu lugar entre os mais vistos nos Estados Unidos. Tisdale está a dar um passo adiante e tentar trabalhar nos bastidores dessa vez. O seu segundo álbum já estava oitenta por cento (80%) finalizado e que poderia ser lançado em Abril de 2009; contendo elementos de pop rock segundo ela. O produtor Tommy Page disse no seu site oficial que trabalhou com Ashley no seu novo álbum, que estaria quase pronto na época. Em Março de 2009, saíram vários scans da revista Cosmopolitan de Abril, que continham diversas informações exclusivas, como o nome do álbum, Guilty Pleasure, e o nome de duas músicas que estão presentes nele, como “Hot Mess” e “How do you Love Someone”. No mesmo mês, foi confirmado pelo site oficial de Ashley que o primeiro single se chamaria It’s Alright It’s OK. Antes do lançamento Tisdale fez uma participação como actriz no clipe “Love Drunk” da banda Boys Like Girls.
O álbum recebeu críticas positivas dos críticos, mas o álbum foi mal-sucedido nas charts americanos e mundias pois ela não esperou consolidar a sua curta carreira musical na sua transição cantora teen para fase adulta. E Tisdale foi ofuscada por artistas adolescentes como Miley Cyrus e por adultos como Lady Gaga, que não estavam na midía em 2007, quando lançou o seu primeiro álbum, Headstrong. Guilty Pleasure estreou na posição #12 da Billboard 200 vendendo 28 mil cópias na primeira semana, o que ficou abaixo do esperado pela sua gravadora. A primeira performance de músicas do álbum, ocorreu durante o Kiss Concert 2009, onde ela cantou, as músicas: Masquerade, Hot Mess, Hair e It’s Alright It’s OK, nesta mesma ordem, realizando outras apresentações posteriormente, para a divulgação do álbum, que teve seu lançamento marcado para 11 de Junho de 2009 nos Estados Unidos, e 19 de Junho no Brasil, país onde também não vendeu muito bem, ficando com menores números do que o primeiro álbum.
Em Setembro de 2009 foi anunciado o segundo single do álbum, Crank It Up, única faixa pop-dance do álbum, tendo o seu clipe lançado no canal alemão VIVA no dia 5 de Outubro de 2009 e o single foi lançado no dia 17 de Outubro do mesmo ano. Como as vendas do álbum continuaram regulares nem mais aceleradas nem mais lentas dos que as do primeiro álbum a sua gravadora decidiu encerrar os trabalhos do disco. Assim, em 2010 Tisdale não pode continuar com a sua divulgação, o que levou ao cancelamento da turnê que teria início em Janeiro. Guilty Pleasure vendeu 450 mil cópias no mundo, sendo 175 mil delas no Estados Unidos.
Por volta de Maio de 2010, Ashley informou no seu twitter que estaria a trabalhar num novo projeto. O novo projeto é uma série de televisão transmitida no canal CW nos EUA. A série chama-se Hellcats,produzida pela estrela de Smallville, Tom Welling, e criada por Kevin Murphy. Na série Marti Perkins (Aly Michalka), junta-se à Hellcats – onde Ashley é Savannah Monroe capitã do time – por uma oportunidade de continuar a sua educação depois de a sua mãe perder a sua bolsa de estudos.

Ashley em 2010, dublou a personagem Lacey Stapleton em Family Guy episódio The Cleveland Show .

Em Março de 2010 Ashley Tisdale protagonizou As Fabulosas Aventuras da Sharpay, um spin-off de High School Musical. No filme Ashley interpreta Sharpay Evans. As Filmagens começaram na metade de 2010. O filme estreou (nos EUA) no dia 19 de Abril de 2011, já no Brasil, o filme foi lançado em Maio de 2011, será lançado apenas em DVD, em três edições: DVD simples, Blu-Ray, e um pack com o DVD simples, Blu-Ray, a trilha sonora do filme estará disponível em CD e cópia digital pelo Itunes.